História

Entre 1940 e 1950, com projeto do arquiteto Simão Gramlich, foram construídos capela, dormitórios, sala de estudos, cozinha e refeitórios. Muitos dos recursos, inclusive para o teatro inaugurado em 1955,  o padre Simon Maicker obteve junto à comunidade católica dos Estados Unidos da América do Norte.

Em 1º de março de 1926, 45 alunos inauguraram o primeiro ano letivo do atual Colégio, que como casa de formação, a vida salesiana abrigou 300 seminaristas internos em 1962.

A implantação do Segundo Grau, hoje Ensino Médio, ocorreu em 1971. Em 2001 retornou ao Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª Série. Em seguida, foi elaborado o projeto para a Educação Infantil.

Os alunos do Colégio São Paulo procedem de oito municípios da região. Recebem ensino no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco, com prática mais secular em múltiplos e diferentes ambientes culturais de nosso planeta. É uma pedagogia vivida em rede mundial a serviço da juventude. Em nossa pátria, mais de uma centena de escolas dos três níveis fazem parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE).